Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro detiveram uma dupla de assaltantes em flagrante delito, num bloco de Carnaval em Santa Teresa, na sexta-feira. As autoridades brasileiras, que estavam disfarçadas, infiltraram-se na festa com a ajuda de drones.
“Acabou a festa de carnaval para uma dupla de ladrões. Policias civis disfarçados num bloco de Santa Teresa apanharam o furto de um telemóvel e detiveram os criminosos em flagrante”, assinalaram as autoridades, nas redes sociais.
Os agentes, que envergavam fantasias das personagens da série “Casa de Papel”, do filme “Sexta-feira 13” e do super-herói Capitão América deram conta de que uma mulher arrancou o telemóvel da mão de um folião e passou-o a um homem, noticiou o g1.
Ao intercetar os assaltantes, a polícia recuperou cinco telemóveis, que serão analisados e devolvidos aos proprietários.
Juntos, os suspeitos acumulam 29 acusações, a maioria das quais por furto. A mulher já foi detida oito vezes, enquanto o homem foi encarcerado uma vez. O g1 detalhou que a assaltante é membro de um gangue familiar especializado neste crime. Aliás, três das suas filhas já estiveram envolvidas em furtos e duas delas acabaram detidas.
A ação, que se integra na Operação Rastreio, contou com a monitorização por drone e atuação estratégica da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). Em causa está a maior iniciativa do estado contra roubo e furto de telemóveis. No total, já foram apreendidos 13 mil aparelhos, 4,4 mil dos quais fora devolvidos aos legítimos proprietários.
Recorde-se que mais de 65 milhões de brasileiros devem tomar as ruas a partir de hoje, numa festa que decorre oficialmente até terça-feira, no país que vive mais intensamente o Carnaval.
De acordo com o Ministério do Turismo brasileiro, o número de foliões que vão participar em desfiles, de blocos, andar atrás de um trio elétrico e fantasiados será 22% maior do que em 2025 e deverá injetar na economia mais de 18 mil milhões de reais (2,9 mil milhões de euros).
Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Olinda e Recife devem reunir mais de 40 milhões de pessoas naquela que é a maior festa popular do Brasil.
Assista ao vídeo da operação na galeria acima.

No Brasil, ninguém fica de fora do Carnaval. Eis as imagens do BloCão
Este sábado, donos e patudos saíram à rua na Barra da Tijuca para eleger o disfarce de cão mais divertido. Veja, na galeria de imagens abaixo, as fotografias do desfile.
Notícias ao Minuto com Lusa | 15:53 – 14/02/2026