Quarta-feira de cinzas traz chuva. Como vai estar o tempo amanhã?

Depois de a chuva ter dado algumas tréguas nos últimos dias e o sol até ter voltado a brilhar, eis que a precipitação poderá estar já de volta amanhã, quarta-feira. 

 

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na região Norte e Centro, o céu apresentar-se-á “muito nublado, de norte a sul, a partir do princípio da tarde. 

Haverá “períodos de chuva, mais frequente e intensa no Minho e Douro litoral”, passando “gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde”. 

Há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, “descendo gradualmente a cota para 1.000/1.200 metros, podendo atingir 800 metros nas serras do extremo norte”. 

Quanto ao vento, soprará de “fraco a moderado de sul/sudoeste, rodando para oeste/noroeste a partir da tarde, soprando moderado a forte na faixa costeira, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Mondego e nas terras altas com rajadas de 90 km/h”.

Vai registar uma “pequena descida da temperatura mínima” e ainda uma “pequena descida temperatura máxima no interior”.

Por sua vez, na região Sul, o cenário será muito semelhante. Desde logo, “períodos de chuva, em geral fraca, a partir da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da tarde”.

Poderá ainda haver “neblina ou nevoeiro matinal”. De salientar que também se irá registar uma “pequena descida de temperatura”.

Chuva deverá manter-se até quinta-feira

Segundo a meteorologista Cristina Simões, a chuva vai manter-se em Portugal continental até quinta-feira, principalmente nas regiões Norte e Centro. No entanto, não será nada de muito gravoso.

“Vamos continuar com precipitação nas regiões do norte e centro. Não é uma situação de nada muito gravoso, no entanto sempre com alguma precipitação. Vão passando algumas superfícies frontais a afetar principalmente o norte e centro. A região sul mais protegida pelo anticiclone, que já está mais perto do continente”, disse à Lusa Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje estão então previstos períodos de chuva, em especial nas regiões do norte e centro, e vento do quadrante oeste fraco a moderado por vezes forte nas terras altas,

“Na quarta-feira passa a superfície frontal de norte para sul, deve chegar ao Alentejo com períodos de chuva fraca, mas sempre no Minho e Douro litoral mais intensa. Ao ir para sul vai perdendo atividade, com chuva fraca”, referiu.

“Parece-nos que a partir de dia 20 [sexta-feira] já não deverá ocorrer precipitação. Vamos ter um período mais prolongado com ausência de precipitação. O próximo fim de semana já com dias de sol e sem chuva”, adiantou.

Chuva continua até quinta-feira sobretudo no Norte e Centro

Chuva continua até quinta-feira sobretudo no Norte e Centro

A chuva vai manter-se em Portugal continental até quinta-feira, principalmente nas regiões do norte e centro, mas nada de muito gravoso, segundo a meteorologista Cristina Simões, adiantando que o próximo fim de semana já será de sol.

Lusa | 07:23 – 16/02/2026

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top