Rádio Universidade de Coimbra celebra 40 anos com concertos e exposição

O programa para celebrar as quatro décadas de existência da RUC vai decorrer em diferentes espaços da cidade, através de espetáculos, ‘matinée’ e emissões especiais, entre os dias 28 de fevereiro e 21 de março.

 

A iniciativa decorre sob o lema “40 Anos – Que Lindo Serviço!”, numa referência ao serviço que a emissora presta à comunidade enquanto rádio-escola e como “uma estação local com sentido de emissão noticiosa”, além de ser um “óbvio agitador cultural”, disse hoje a coordenadora da comissão organizadora dos 40 anos, Lexi Narovatkin.

O concerto de aniversário, agendado para 21 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), será protagonizado por KIK, projeto recente que junta Jonathan Uliel Saldanha e João Pais Filipe, e que se apresentará em Coimbra pela primeira vez.

“O concerto consiste numa experimentação que tem de ser ouvida com um ouvido atento e, como a própria dupla diz, a música deles é mais do que a própria música, é uma viagem por detalhes. Reconhecem que o diabo está nos detalhes, nas entrelinhas”, referiu Lexi Narovatkin, hoje, na conferência de apresentação do programa.

Outro destaque será uma exposição, onde cada um dos três órgãos de comunicação social da AAC (a tvAAC, a secção de jornalismo e a RUC) estarão representados numa sala diferente da Casa da Escrita, através de vários arquivos.

Realizada com o apoio da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, a mostra “Paisagem sonora da Associação Académica de Coimbra” estará patente entre os dias 01 e 15 de março.

Já no dia 14, as instalações da RUC recebem uma emissão especial, para falar da criação da rádio, assim como explorar panoramas musicais da cidade, como o do punk rock ou do pioneirismo da música eletrónica.

O dia contará também com uma roda de conversa sobre o futuro da prática jornalística; a evolução da mobilidade em Coimbra; do papel do município no estímulo cultural da cidade; e ainda acerca do papel das parcerias que a RUC mantém com entidades de promoção cultural.

Durante a tarde, um concerto gratuito dos Navegantes da Rua irá animar o terceiro piso da AAC, numa mistura de jazz com rock.

A abrir as comemorações, no dia 27 de fevereiro, uma ‘matinée’ promete levar uma dj “muito conhecida no panorama do ‘clubbing’ nacional”, a lisboeta Telma, e outra “grande referência” da programação da RUC, o dj André Tejo, ao palco da Casa das Artes Bissaya Barreto, num horário excecionalmente alargado, entre as 18:00 e as 00:00.

A “grande festa” acontecerá no LIT, no dia 28, onde diferentes gerações de membros da rádio vão proporcionar “uma noite eclética”, passando “por todos os géneros [musiciais] a que se tem direito”.

Durante a conferência, Lexi Narovatkin recordou o ‘crowdfunding’, onde foram arrecadados cerca de 30 mil euros para a renovação do estúdio da emissora, de onde será feita a transmissão especial de aniversário.

A obra estava relacionada com a modernização dos equipamentos do estúdio, uma reconstrução feita praticamente da raiz, e que terminou no início de 2026, explicaram Lexi Narovatkin e a vice-presidente da RUC, Beatriz Gonçalves.

As quatro décadas serão também assinalados através de reportagens em três diferentes freguesias (anunciadas futuramente) e de duas emissões especiais dedicadas aos últimos 40 anos da Briosa.

O diretor do TAGV, Sílvio Correia Santos, também presente na sessão, destacou a proximidade institucional entre aquele teatro e a RUC, classificando a rádio como “um espaço de muitos afetos” e de “enorme liberdade”.

Leia Também: Oposição na Câmara diz que é urgente desassorear Mondego em Coimbra

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top