A novela em torno de Kobbie Mainoo continua a dar que falar e desta vez foi Roy Keane quem se posicionou para deixar um conselho ao jovem médio inglês: ficar no Manchester United e dar a volta a Ruben Amorim. No podcast Stick to Football, da Sky Sports, emitido esta quinta-feira, a lenda dos red devils não deixou, porém, de chamar “idiota” ao meio-irmão de Mainoo, por levar uma t-shirt para Old Trafford a pedir a libertação de Kobbie.
“Estão me a dizer que ele não pode ficar por mais seis meses? Talvez ele pense que o treinador pode sair no verão. Tem 20 anos de idade, o que há de errado em ficar no banco e aprender a função? Mesmo que ele não tenha uma oportunidade, todos nós tivemos de o fazer“, começou por dizer Roy Keane, antes de prosseguir com a sua análise.
“Por vezes o treinador fica de pé atrás com o jogador e cabe ao jogador provar que o treinador está errado. O Jamie [Carragher] teve um bom ponto ao dizer que nunca se sentiu titular no Liverpool e eu também nunca senti isso no Manchester United. Cada dia é uma oportunidade para te superares e quando o treinador escolher a equipa ele vai dizer: ‘Este tem de jogar’. Ele tem de ter isso no pensamento”, explicou o antigo médio irlandês, que não teve problemas em apontar o dedo ao recente gesto de Jordan Mainoo-Hames.
“E depois, quando tens o idiota do irmão a fazer aquele tipo de coisa… Nem devíamos ter tempo de antena a isso. Por vezes estás apenas rodeado de idiotas, especialmente na famílias Do que se trata o futebol? A vida de futebolista passa por tentares provar que os outros estão errados. Existiu uma conversa sobre o Bruno [Fernandes] sair no verão. Ele pode sair no verão e Mainoo tem de esperar pelo momento certo“, vincou Roy Keane.
Empréstimo? Keane defende permanência
A lenda do Manchester United, clube que representou 480 ocasiões, admitiu ainda que Kobbie Mainoo possa ser emprestado em janeiro, no mercado de inverno, mas disse que talvez seja melhor para o médio de 20 anos ficar em Old Trafford para conseguir conquistar a confiança de Ruben Amorim.
“Não tenho problemas com jogadores que saem por empréstimo. Funciona para toda a gente, mas por vezes o maior desafio é ficar no Manchester United e entrar no onze. Mesmo que o treinador diga que: ‘Não estás à frente do Bruno’. Ele tem de provar que está errado!“, rematou Keane.
O que disse Amorim?
A gestão feita por Ruben Amorim no tempo de jogo de Kobbie Mainoo, considerado um dos melhores produtos da formação do Manchester United, tem dado que falar e já foram muitas as vozes críticas dirigidas ao treinador português de 40 anos.
Rio Ferdinand, Paul Scholes ou Nicky Butt já afirmaram publicamente não compreender a falta de minutos do jovem inglês, mas Ruben Amorim mantém-se firme nas suas escolhas e lembrou que Bruno Fernandes é quem ocupa aquela posição no onze.
“Ele pode jogar naquela posição, mas é difícil por vezes. Se olharmos para a nossa equipa, com Matheus Cunha, Bryan Mbeumo e Bruno Fernandes, a quem vocês chamam de número 10, o Mainoo tem de pensar: ‘Sou o tipo que vai bloquear as transições e todas essas coisas’. Ele precisa de passar mais tempo nisso, mas pode ocupar essa posição no futuro. Não sei o que vai acontecer“, explicou Amorim, em entrevista recente à Sky Sports.
Ainda assim, e com a suspensão de Casemiro, Mainoo pode mesmo ser aposta de Amorim já no próximo domingo, na visita do Manchester United ao Aston Villa. Abre-se, assim, uma janela de oportunidade para o médio inglês que sonha marcar presença no Mundial2026.

Rio Ferdinand pede paciência para Amorim no United e aponta para Arteta
Rio Ferdinand, antigo jogador do Manchester United, apontou para a necessidade de Ruben Amorim ter tempo para criar algo estável no clube, recordando o exemplo de Mikel Arteta no Arsenal.
Francisco Amaral Santos | 08:34 – 18/12/2025