Sabe quem foi Gomes de Sá que deu nome ao bacalhau? História e receita(s)

Há mil e uma maneiras de fazer bacalhau e sem dúvida que uma das mais conhecidas é o bacalhau à Gomes de Sá. Esta é uma das receitas mais típicas que se serve à mesa dos portugueses, mas sabe quem foi o homem que deu nome ao prato?

 

O website do Centro Interpretativo da História do Bacalhau conta a história de José Luís Gomes de Sá Júnior, que foi quem criou esta iguaria. 

José era um comerciante de bacalhau que nasceu no Porto a 7 de fevereiro de 1851 e que morreu em 1926. 

“Gomes de Sá Júnior fora filho de um comerciante e negociante ele mesmo de bacalhau tendo o seu negócio sediado num armazém da Rua de Muro dos Bacalhoeiros na Ribeira do Porto. A lenda conta que terá vendido a sua receita a um cozinheiro de nome João, do Restaurante Lisbonense, sito na Travessa dos Congregados”, lê-se no website. 

Assim, esta receita diferencia-se uma vez que o bacalhau é “esfiado em pequenas lascas amaciadas em leite quente entre uma hora meia a três horas para mais tarde serem aveludadas em azeite, alho e cebola”. 

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá do Centro Interpretativo da História do Bacalhau

Ingredientes:

500g de bacalhau
500g de batatas
1,5dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa
5dl de leite
Sal
Pimenta

Modo de preparação: 

1. Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e abafa-se o recipiente com um cobertor e deixa-se ficar assim durante 20 minutos.

2. Depois escorre-se o bacalhau, retiram-se-lhes as espinhas e desfaz-se em lascas. Põem-se estas num recipiente fundo, cobrem-se com leite bem quente e deixam-se ficar de infusão 1,30 a 3 horas.

3. Entretanto, cortam-se as cebolas e o dente de alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro e leva-se a forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitam-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Receita de Receita de Bacalhau à Gomes de Sá de Filipa Gomes

Ingredientes:

500 g  de bacalhau
500 g  de batatas
1.5dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Salsa
5dl de leite
Sal e pimenta

Modo de preparação: 

1. Demolhe o bacalhau e coloque num tacho com água a ferver. Tape e abafe o recipiente com um cobertor e deixe ficar assim durante 20 minutos.

2. Escorra o bacalhau, retire as peles e as espinhas e desfaça em lascas.

3. Entretanto , corte as cebolas e o dente de alho às rodelas e leve a alourar ligeiramente com o azeite.

4. Junte as batatas e  o bacalhau escorrido. Mexa tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar.

5. Tempere com sal e pimenta. Deite tudo imediatamente num tabuleiro de barro e leve ao forno bem quente durante 10minutos.

6. Sirva no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeite com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Como demolhar bacalhau na perfeição? Chef Vítor Sobral explica tudo

Como demolhar bacalhau na perfeição? Chef Vítor Sobral explica tudo

É uma das questões que mais se fazem nesta altura do Natal. O Lifestyle ao Minuto falou com o chef Vitor Sobral para saber todos os passos de forma a ficar com o peixe perfeito para cozer.

Adriano Guerreiro | 13:06 – 19/12/2025

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top