A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) recordou, nas suas redes sociais, que os bebés devem viajar de carro sempre nas cadeiras homologadas e com os cintos postos. Mesmo quando estes estão mais cansados ou reclamam pela presença de um adulto.
“Nunca leve o seu bebé ao colo quando viajar de automóvel, mesmo em viagens curtas”, começa por alertar a APSI, nas redes sociais, lembrando que o carro deve estar imobilizado antes de retirar o bebé da cadeirinha.
“Se o trajeto for longo e o bebé necessita de se alimentar, é preciso parar o automóvel e dar-lhe mama ou biberão, e só depois do bebé estar alimentado, continuar a viagem. Nunca o retire da cadeirinha para o alimentar, com o automóvel em andamento”, realçam os responsáveis.
Quando os bebés estão mais irrequietos, os adultos podem ter a tentação de os tirar das cadeirinhas. Mas isso nunca deve acontecer.
“Se o bebé está cansado ou reclama a presença do adulto, se possível, sente-se ao seu lado no banco traseiro, mas nunca o retire da cadeirinha. E não se esqueça de apertar o seu próprio cinto de segurança, pois um adulto solto ao lado do bebé é um perigo muito real para este (e qualquer outro ocupante) em caso de acidente”, relembra ainda a APSI.
Além disso, não deve colocar “nunca” a “cadeirinha no banco dianteiro do automóvel, se houver um airbag ativo nesse lugar”, nem deixar a mesma “solta no banco traseiro do automóvel”.
“Nunca sente o seu bebé na cadeirinha sem o prender, adequadamente, com os cintos internos. O mais seguro é viajar virado de costas para o sentido da marcha até aos 4 anos, pelo menos”, concluem.
Leia Também: Bebé retirado de maternidade em França encontrado em hotel de Amesterdão