Terceira ronda de negociações entre Moscovo e Kyiv “em breve”

“Ainda não há uma data precisa, mas será em breve”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, à agência Ria Novosti, na noite de hoje.

 

Antes, Peskov tinha afirmado que as negociações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tinham sido “muito complexas”, mas “construtivas”.

Russos e ucranianos reuniram-se em Abu Dhabi na quarta e quinta-feira, na presença dos norte-americanos, para negociar uma saída para quase quatro anos de guerra na Ucrânia, na sequência da invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Após dois dias de negociações, o único resultado tangível anunciado publicamente foi uma troca de prisioneiros entre Kyiv e Moscovo, a primeira do género desde outubro.

Espera-se que novas conversações entre russos, ucranianos e norte-americanos ocorram “nas próximas semanas”, segundo Kyiv.

No seu discurso diário, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na noite de hoje que os negociadores ucranianos lhe reportariam no sábado os “aspetos sensíveis das negociações que não podem ser discutidos por telefone”.

Disse também que iria realizar conversações no sábado com “parceiros europeus” de Kyiv.

Os esforços diplomáticos para encontrar uma solução para o conflito estagnaram durante meses devido à questão do território.

Moscovo exige que Kyiv abandone toda a região de Donetsk (leste), incluindo as áreas controladas pelo exército ucraniano, em troca de um possível congelamento da linha da frente.

Kyiv recusa-se a ceder a região, onde se encontram as suas principais defesas contra os ataques russos, mas teme que Washington apoie a posição de Moscovo.

Leia Também: Zelensky muda pessoal na Força Aérea após problemas na defesa anti-drones

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top