A New York City Tourism + Conventions, a organização oficial de promoção de destinos para os cinco distritos, destacou, em comunicado, que o impacto económico total estimado dos visitantes foi de 79 mil milhões de dólares (76 mil milhões de euros) para a cidade e o Estado como um todo.
Entre os gastos está o alojamento, a gastronomia, o entretenimento, o desporto, o teatro, as atrações artísticas e culturais, o comércio e os transportes, entre outros setores e significou também mais 6,8 mil milhões em receitas fiscais para cidade.
Esta atividade sustentou mais de 388 mil empregos na indústria do turismo e da hotelaria, representando cerca de 9% da força de trabalho da cidade.
O ano de 2024 foi marcado por um aumento do número de turistas nacionais e por uma recuperação do número de viajantes europeus, com 13 milhões de visitantes internacionais a representarem aproximadamente 50% dos gastos totais nos cinco distritos durante o ano de 2024.
De acordo com dados de empresas de turismo, a cidade registou um aumento do número de visitantes provenientes de mercados historicamente fortes do Reino Unido, Canadá, México e Europa Ocidental.
O Reino Unido liderou os viajantes internacionais, com 1,1 milhões de visitantes, seguido pelo Canadá, com aproximadamente um milhão, e França, Brasil e Itália, com mais de 700 mil visitantes cada.
A China foi o sexto maior mercado, com 609 mil visitantes, enquanto a Alemanha, o México e a Austrália contribuíram com mais de 500 mil visitantes cada e 494 mil visitantes vieram de Espanha.
“Com quase 65 milhões de visitantes em 2024, o segundo maior número na história da nossa cidade, Nova Iorque reafirmou mais uma vez a sua posição como principal destino do país e um dos locais mais proeminentes para viajar no mundo”, sublinhou o presidente da câmara da cidade, Eric Adams, em comunicado conjunto.
Relativamente aos transportes públicos, o metro apresentou “uma recuperação notável” com mil milhões de viagens antes do final de 2024, sendo outubro o mês mais movimentado desde a pandemia, com quase 114 milhões de viagens e mais de 40 milhões de viagens de autocarro.
A receita dos espetáculos da Broadway em 2024 está estimada em 1,5 mil milhões de dólares (1,44 mil milhões de euros), um aumento de 6% em relação a 2023, mas um declínio de 5% em relação a 2019.
A NYC Tourism + Convention indicou ainda que já reservou mais de 1.200 reuniões e eventos na cidade até 2030, representando mais de 295.000 noites de hotel.
Estima-se que Nova Iorque receba 67,1 milhões de turistas em 2025.
Leia Também: Atacou em metro de Nova Iorque com faca. Já tinha sido detido 87 vezes