Zelensky elogiou a “bravura” destes soldados, afirmando que a Ucrânia não abriu qualquer conflito com a Coreia do Norte.
“A Ucrânia não atacou a Iácutia [a república russa de Sakha), nem a Coreia, nem qualquer outra nação com a qual a Rússia nos queira confrontar”, sublinhou, de acordo com um comunicado do seu gabinete.
No fim de semana passado, o Presidente ucraniano divulgou fotografias de alguns dos prisioneiros norte-coreanos, numa mensagem em que se oferecia para trocar estes “soldados de Kim Jong-un” por militares ucranianos detidos sob custódia russa.
As autoridades ucranianas confirmaram também a existência de baixas entre as tropas norte-coreanas que trabalham com a Rússia na defesa da região de Kursk, onde a Ucrânia mantém uma ofensiva desde agosto passado.
De acordo com os serviços secretos sul-coreanos, pelo menos 300 militares norte-coreanos foram mortos e 2.700 ficaram feridos.
As mesmas fontes indicam que cerca de 11.000 militares norte-coreanos foram enviados para auxiliar a Rússia na guerra contra a Ucrânia, em curso desde fevereiro de 2022.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Kyiv e Londres assinam acordo de parceria de 100 anos